Material Didático

Nesse espaço, serão apresentados materiais didáticos desenvolvidos de forma cooperativa e colaborativa, por um grupo de professores coordenadores dos laboratórios de informática das escolas municipais de Passo Fundo/RS. A produção de material didático contempla diferentes componentes curriculares que constituem um importante diferencial, no processo de formação continuada desses professores, além de oferecer suporte aos demais professores. A utilização de diferentes materiais didáticos são importantes no desenvolvimentos das aulas, como forma de dinamização dos conteúdos, enriquecimento das práticas pedagógicas, tornando as aulas mais eficazes e interessantes.

ANÁLISE DOS JOGOS DO PAINEL DO KELIX1 (Kit Escola Livre)

Marinez Siveris

A análise dos jogos do painel Kelix foi realizada observando-se os seguintes critérios: disciplina, ano escolar, quantidade de níveis que os jogos apresentam, conteúdo, conhecimento e competência que eles possibilitam como ferramentas instrucionais. O objetivo desse trabalho é auxiliar os demais professores na utilização do jogos como recurso pedagógico, uma vez que eles divertem enquanto motivam, facilitam o aprendizado e exercitam funções mentais. Além disso, auxiliam no desenvolvimento da autonomia, criatividade, experimentação e simulação de diferentes situações de aprendizagem. Essa análise foi realizada pelos professores participantes do Curso de Formação em Informática Educativa, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo.

Professores que realizaram a análise dos jogos:

Adriana de Lima Viecili, Ana Maria Ractz Bueno, Cleunice Faria Constantino Tomasini, Elci dos Santos Tassi, Eliane Germi, Juscileine Girardi Morselli, Liane Kirinus, Lorete Fochi, Mari Neuza Ribeiro Glenzel, Maria Marcon Siqueira, Mariani Canfild da Silva, Marinez Siveris, Miriam Ribeiro do Amaral, Paulo Barros de Albuquerque, Rafael Dalbosco, Rosa Malena Santos da Silva, Silvana Pinheiro Ferreira, Sirlei Terezinha Carbolim Dall’Asta, Sônia Gabim, Terezinha Segalin, Vânia Bassi Vedana, Vera Lúcia Dalbosco, Vera Lúcia Mazuco e Vera Maria Anhaia.

Analise_jogos_do_painel_kelix

————————————————————————————————————————————————————————————–

Os professores da rede municipal de ensino de Passo Fundo, participantes do curso de formação continuada em Informática Educativa, analisaram os conteúdos dos sites educacionais Ecokids; Cambitolândia; Site de dicas; Atividades educativas; Ig Jogos; Canal Kids;  Site do Seninha; Portal do Professor/MEC e  software Gcompris, apontados por professores como recurso pedagógico pela grande quantidade de atividades disponibilizadas. O trabalho realizado teve  como finalidade auxiliar os professores para o uso desses sites, indicando-lhes as possibilidades oferecidas. A análise deu-se a partir da observação de aspectos como abordagem dos conteúdos curriculares de várias áreas do conhecimento, função ilustrativa, interatividade, harmonia e contribuição para o aprimoramento das capacidades motora, cognitiva e raciocínio lógico. Conclui-se que, a mairoria dos sites e do jogos do Gcompris analisados podem contribuir para a melhoria do processo educativo. Contudo, é muito importante o acompanhamento do professor efetivo da turma para orientar os alunos qual atividade realizar e que venha atender as necessidades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, ao realizar as tarefas educativas em sala de aula. Os professores da rede municipal de ensino de Passo Fundo, têm-se apropriado dessas informações e incluído os sites como recurso pedagógico no planejamento de suas aulas.

A apresentação do trabalho realizado aconteceu em forma de pôsteres , no software Scribus, que é um software de código aberto e, que pode ser usado para o desenvolvimento de várias tarefas; como diagramar jornais, revistas, folhetins e pôsteres de documentação técnica. É fácil de instalar e também apresentação versão para Windows.

Clique para baixar os pôsteres

Atividades Educativas –  Cambitolândia Canal EcokidsEcokids  –  GcomprisIg JogosPortal do ProfessorScribusSite de dicas Site do Seninha

Deixe um comentário